Traficantes de drogas estão cada vez mais misturando fentanil na cocaína.

Cocaína e Fentanil: uma combinação letal em ascensão.

Desde 1999, o número de mortes por overdose de drogas nos Estados Unidos quadruplicou. A epidemia de opiáceos contribuiu muito para este aumento surpreendente. Entre todos os opioides que mataram vidas e causaram dependência em todo o país nos últimos anos, o fentanil é talvez o mais letal e viciante. Na verdade, a cocaína e fentanil é ainda mais potente que a morfina e a heroína , e matou cerca de 24.000 americanos em 2017. Os traficantes frequentemente misturam fentanil em heroína para aumentar sua potência, mas no ano passado, agentes da lei relataram que os traficantes começaram a misturar fentanil com cocaína . Segundo os relatórios da DEA, esta nova tendência irá pôr em perigo milhares de vidas.

Em 2018, segundo a DEA, houve aumento de 112% nas amostras de cocaína que continham fentanil. Enquanto cerca de 60% dessas amostras também continham heroína, houve um declínio geral na prevalência de heroína misturada ao fentanil. Na Flórida , um estado onde a cocaína é especialmente prevalente, a DEA relatou uma “adulteração generalizada de cocaína com substâncias relacionadas ao fentanil e fentanil”, incluindo carfentanil, um tranqüilizante animal, em 2017. Autoridades na Flórida realmente descobriram traços de fentanil em mais de 180 amostras de cocaína. Nesse mesmo ano, o fentanil causou 57% de todas as overdoses fatais em Nova York . Em muitos casos, a vítima de overdose estava usando cocaína (que já é perigosa e ilegal) e eles não sabiam que ela continha fentanil.

Por que a cocaína e fentanil está se tornando popular?

O governo colombiano relaxou sua campanha para exterminar a planta da coca, então atualmente há uma abundância de cocaína no mercado global de drogas ilegais. Posteriormente, as autoridades policiais confiscaram grandes quantidades de cocaína nos portos americanos, incluindo  16 toneladas em um navio de carga na Filadélfia e 3.200 libras em um contêiner de transporte em Nova York no  início deste ano. Alfândega e Proteção de Fronteiras apreendeu pelo menos 38.000 libras de cocaína desde outubro.

Enquanto uma onda de cocaína inunda as costas americanas, a DEA acredita que os traficantes de drogas estão misturando fentanil em cocaína para torná-lo mais lucrativo. A adição de fentanil à cocaína resulta em uma substância “alta” e muito mais viciante mais poderosa. Isso ajuda os traficantes a criar uma base maior de clientes confiáveis ​​às custas da vida das pessoas.

De acordo com o Departamento de Saúde de Nova York, os usuários de cocaína que não têm experiência com prescrição ou opioides sintéticos enfrentam o maior risco de overdose porque não têm tolerância aos opiáceos. No entanto, já existe uma demanda por cocaína com fentanil. Em abril, o DEA apreendeu cerca de 116 quilos de cocaína em Nova Jersey. Todo o suprimento foi adulterado com fentanil. No Brasil a Nova mistura já se faz presente nas grandes Capitias como São Paulo por exemplo.

Novas medidas para prevenir overdoses

A melhor maneira de evitar uma overdose de uma combinação de fentanil e cocaína é evitar totalmente a cocaína. Autoridades de saúde e a DEA alertaram que ninguém pode ter certeza sobre quais substâncias podem ser incluídas em qualquer lote de cocaína.

O fentanil é tão potente, e é muito difícil para alguém dizer se está na substância que pretende usar. Isso realmente é uma crise.

– Dr. Denise Paone, Departamento de Saúde de Nova York

Acima de tudo enquanto a aplicação da lei continua seu trabalho para parar o fluxo de drogas para o país, especialistas em vício estão enfatizando a importância de educar o público sobre os perigos da cocaína e fentanil. Numa Clínica de Recuperação em New Hampshire está liderando uma campanha para distribuir gratuitamente as tiras de teste de fentanil. As tiras podem ser usadas para testar cocaína ou heroína quanto à presença de fentanil e, com sorte, evitar uma overdose. A cidade de Nova York também começou a distribuir naloxona livre , um medicamento que reverte os efeitos de uma overdose de opiáceos. Se for administrado de forma rápida e correta, a naloxona pode salvar a vida de uma pessoa de uma overdose de fentanil.

Em última análise, é mais importante compreender que as pessoas que fabricam e vendem cocaína não têm em mente o bem-estar de seus clientes. Se você estiver usando cocaína, estará em risco não apenas por um ataque cardíaco induzido por cocaína, mas talvez também por uma overdose de opiáceos.

Entre em  contato com um especialista em recuperação dedicado hoje para saber mais sobre como você pode superar o vício em estimulantes , opiáceos ou outras drogas, obtendo tratamento em uma clínica de reabilitação.

4.417 comentários em “Traficantes de drogas estão cada vez mais misturando fentanil na cocaína.