Quem Somos Afinal?
Somos uma Unidade de Tratamento a Dependência Química que por mais de 20 anos vem recuperando famílias e dependentes de substâncias por todo o Brasil.
Quem Somos e Programa e Metodologia Terapêutica.
1ª FASE DESINTOXICAÇÃO
Desenvolvemos um Projeto Terapêutico que busca, por meio de um treinamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias especializadas levar o paciente a entender sua realidade interior, resgatar sua auto estima, e assim se readequar à sociedade. Nosso projeto busca resgatar a saúde psíquica e emocional, motivar o paciente a refazer seu projeto de vida adotando hábitos saudáveis e produtivos, com relações sociais estáveis. A partir do momento em que o paciente é recebido na comunidade, inicia-se um tratamento realizado em fases.
2ª FASE CONSCIENTIZAÇÃO
Nesta fase o PACIENTE começa a perceber os prejuízos causados pelo consumo de substância, sente-se incapaz e começa a perceber que precisa de ajuda. Nesta etapa, o paciente começa a entender os “gatilhos” do uso e começa a trabalhar as ferramentas: filosofia dos 12 passos, reconhecimento de sentimentos, perdas, danos, recaída (se for o caso), eliminação de ressentimentos, assertividade, comunicação, espiritualidade, estimulação a mudanças, busca de auto valorização e auto estima entre outros, sessões de psicoterapia (individual e grupo), e atividades terapêuticas.
3ª FASE REINSERÇÃO SOCIAL
Nesta etapa o paciente começa a entender e aplicar o tratamento, trabalha-se a maturidade emocional, assertividade, mudanças de atitudes, responsabilidades, a prevenção a recaídas, mudanças na rotina, planejamento para o final de semana, sessões de psicoterapia individual e em grupo, e atividades terapêuticas.
4ª FASE MANUTENÇÃO
Nesta etapa o paciente começa a entender e aplicar o tratamento, trabalha-se a maturidade emocional, assertividade, mudanças de atitudes, responsabilidades, a prevenção a recaídas, mudanças na rotina, planejamento para o final de semana, sessões de psicoterapia individual e em grupo, e atividades terapêuticas.
ATIVIDADES
Reunião de alinhamento das atividades
Terapia Individual
Dinâmicas de grupo
Espiritualidade – Téo-terapia
Grupo de Terapia Ocupacional
Anamnese
Orientação Familiar
Reuniões de passos
Temáticas em grupo
Labor terapia
5 Refeições diárias ( café, almoço, lanche da tarde, jantar e chá da noite )
Palestras
Avaliações dos Passos
Leituras Diversas e Biblioteca
Vídeo Terapia passadas em projetor
Trabalhos Escritos
Lazer e Atividades Físicas
Nossos Profissionais.
Quem Somos e Todos nossos profissionais são formados, seriamente comprometidos, capacitados, qualificados e experientes acompanhando intensivamente a cada paciente, para que seu desenvolvimento de tratamento seja eficaz e com êxito. Nossos profissionais, desde o despertar, 07h ao encerramento, às 22h, fazem abordagens e analises intensivas com os nossos pacientes em tratamento, bem como reuniões de grupo operativas, terapias, análises sentimentais, psicoterapia individual, assistência terapêutica e psicológica integral, dinâmicas motivacionais, grupos de apoio, temáticas e filosofias com diversos temas, grupos de auto ajuda, para dar atenção aos defeitos de caráter adquiridos com o uso de drogas, prática da espiritualidade, planos de metas e objetivos, reconstrução do plano de vida, programa de evolução integrada. “Terapias tem os significados de: servir, honrar, assistir, cuidar, tratar” “A terapia é isto: cuidar da existência do que sofre.
Quem Somos Nossa Missão.
Tratar e recuperar pacientes, em regime de hospedagem, buscando as necessidades individuais de cada paciente, adequando o tratamento sempre que necessário, aumentando as chances de recuperação definitiva e desenvolvendo novos métodos de tratamento.
Diagnostico:
Ponto inicial e de extrema importância, o diagnostico preciso do paciente, vai
direcionar e individualizar o tratamento, triando pacientes que tenham comorbidades associadas ou não ao uso de substancias psicoativas. O diagnóstico de dependência deve ser feito se três ou mais dos seguintes critérios.
Um desejo forte ou senso de compulsão para consumir a substância.
Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de início, término ou níveis de consumo.
Estado de abstinência fisiológica quando o uso da substância cessou ou foi reduzido, como evidenciado por: Síndrome de abstinência característica para a substância ou o uso da mesma substância (ou de uma intimamente relacionada) com a intenção de aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.
Abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da substância psicoativa. Persistência no uso da substância, a despeito de clara evidência de consequências manifestamente nocivas, tais como dano ao fígado por consumo excessivo de substância, ou comprometimento do funcionamento cognitivo relacionado com a droga: deve-se procurar determinar se o usuário estava realmente consciente da natureza e extensão do dano. Etapas O atendimento a dependentes pode caracterizar duas etapas principais: desintoxicação, objetivando a retirada da substância ; e, manutenção, objetivando a reorganização da vida do indivíduo sem o uso prejudicial da substância.
[ratings]