Clinica de Recuperação Alvorada-Travessia para Liberdade

Clinica de Recuperação Alvorada e Agora Operando como Clinica de Recuperação Travessia para Liberdade.

Para quem conheceu a Clinica de Recuperação Alvorada sabe exatamente o porque a Unidade era reconhecida no Brasil como referência no tratamento à dependência de álcool e drogas.

Antiga Clinica Alvorada, Foi Referência no Brasil no Tratamento à Dependência Química.

Após o fechamento da Clinica de Recuperação Alvorada que por sua vez não foi fechada por assuntos relacionados ao tratamento que oferecia. Mas devido ao fim de uma parceria entre os Sócios da Unidade. Por sua vez o Sr. Francisco Gomes Lima Fundador da Alvorada decidido a dar continuidade a um trabalho que por anos fez a diferença entre as Famílias e os Pacientes que passaram pela Alvorada.

 

Tratamento da Clinica de Recuperação Alvorada se resumia da seguinte forma:

Clínica Alvorada – Chácara do Carmos – Vargem Grande Paulista – SP – Clínica Médica, Centro de Especialidades Médicas

Clínica Alvorada

Caso você precise entrar em contato com Clínica Alvorada o telefone do Clínica Médica, Centro de Especialidades Médicas Hoje é (11) 95845-1591 TIM
e se você precisar de um atendimento presencial ou maiores informações sobre atendimento, emissão de guias, questões administrativas, agendamento médico ou agendamento de exames, portanto o endereço hoje da unidade é Rua Sete, 10 casa 2 – Bairro Ortizes, km 91,5 da Rodovia Bunjiro Nakao – Piedade – SP.

Pelo telefone (caso disponível) ou presencialmente no endereço da Clínica Alvorada que hoje continua em operação como Clinica de Recuperação Travessia para Liberdade no Modelo Comunidade Terapêutica

Informações Importantes 

você pode obter informações sobre como agendar uma consulta, como funciona o agendamento de exames, exames de rotina ou acompanhamento de tratamento de doenças ligadas a Adicção e Comorbidades Psiquiátricas e Clinicas, além de conferir todas as informações relativas à Documentações, Adequações, Estadias e Processo de Intervenção Familiar para o Tratamento à Dependência Química.

CLÍNICA MÉDICA, CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS – CLÍNICA ALVORADA E A AGORA COMUNIDADE TERAPÊUTICA TRAVESSIA PARA LIBERDADE  

  •  Código CNES*: 5365414
  •  Nome da Unidade: Clínica Alvorada
  •  Razão Social: Comunidade Terapeutica Alvorada S C LTDA Me
  •  Unidade de Saúde do Tipo: Clínica Médica, Centro de Especialidades Médicas, Clinica de Recuperação e Tratamento à Dependência de Álcool e Drogas.
  •  Especialidades: Atendimento Básico de Saúde
  •  CNPJ Mantenedora: Não informado
  •  Horário de Atendimento**: 24 horas/dia (plantão sábados, domingos e feriados)
  •  Horário de Atendimento Especial: A Clínica Alvorada pode trabalhar em horários especiais devido à demandas do atendimento ou campanhas do Ministério da Saúde.
  •  Telefone Atual: (11) 95845-1591 TIM (Whatsapp)
  •  Antigo Endereço: Rua GONÇALVES Dias, 449
  •  Bairro: Chacara do Carmos
  •  Cidade: Vargem Grande Paulista
  •  Estado: SP
  •  CEP: 06730-000

*CNES – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde

Porque o Programa e Metodologia Terapêutica Continua nos mesmos Moldes.

1ª FASE DESINTOXICAÇÃO

Metodologia de Tratamento e Orientações Técnicas

Desenvolvemos um Projeto Terapêutico que busca, por meio de um treinamento de habilidades sociais, técnicas e estratégias especializadas para levar o paciente a entender sua realidade interior, resgatar sua auto estima, e assim se readequar à sociedade.

Nosso projeto

desde os tempos da Clinica de Recuperação Alvorada busca resgatar a saúde psíquica e emocional, motivar o paciente a refazer seu projeto de vida adotando hábitos saudáveis e produtivos, com relações sociais estáveis. A partir do momento em que o paciente é recebido na comunidade, inicia-se um tratamento realizado em fases.

2ª FASE CONSCIENTIZAÇÃO

Portanto nesta fase o PACIENTE começa a perceber os prejuízos causados pelo consumo de substância, sente-se incapaz e começa a perceber que precisa de ajuda. Nesta etapa, o paciente começa a entender os “gatilhos” do uso e começa a trabalhar as ferramentas: filosofia dos 12 passos, reconhecimento de sentimentos, perdas, danos, recaída (se for o caso), eliminação de ressentimentos, assertividade, comunicação, espiritualidade, estimulação a mudanças, busca de auto valorização e auto estima entre outros, sessões de psicoterapia (individual e grupo), e atividades terapêuticas.

3ª FASE REINSERÇÃO SOCIAL

Nesta etapa o paciente começa a entender e aplicar o tratamento, trabalha-se a maturidade emocional, assertividade, mudanças de atitudes, responsabilidades, a prevenção a recaídas, mudanças na rotina, planejamento para o final de semana, sessões de psicoterapia individual e em grupo, e atividades terapêuticas.

4ª FASE MANUTENÇÃO

Nesta etapa o paciente começa a entender e aplicar o tratamento, trabalha-se a maturidade emocional, assertividade, mudanças de atitudes, responsabilidades, a prevenção a recaídas, mudanças na rotina, planejamento para o final de semana, sessões de psicoterapia individual e em grupo, e atividades terapêuticas.

O Trabalho da Clinica Alvorada continua…

METODOLOGIA

Atendimentos psicológicos

Atendimentos psiquiátricos

Reuniões de Doze Passos de A.A. e N.A.;

Reuniões de TCC – Terapia Cognitiva e Comportamental

Reuniões de TRE – Terapia Racional Emotiva: colocam o indivíduo para pensar sobre seus sentimentos e emoções;

Reuniões de PPR – Plano de Prevenção à Recaída: identificar sinalizadores de recaída;

Laborterapia – os residentes são designados, em sistema de rodízio semanal, para a realização das tarefas de manutenção do casa, e atividades relacionadas à sua própria subsistência.

Tais como: limpar seus quartos, com a finalidade de adquirirem responsabilidade.

ATIVIDADES

Reunião de alinhamento das atividades

Terapia Individual

Dinâmicas de grupo

Espiritualidade – Teoterapia

Grupo de Terapia Ocupacional

Anamnese

Orientação Familiar

Reuniões de passos

Temáticas em grupo

Labor terapia

5 Refeições diárias ( café, almoço, lanche da tarde, jantar e chá da noite )

Palestras

Avaliações dos Passos

Leituras Diversas e Biblioteca

Vídeo Terapia passadas em projetor

Trabalhos Escritos

Lazer e Atividades Físicas

NossosProfissionais

Todos nossos profissionais são formados, seriamente comprometidos, capacitados, qualificados e experientes acompanhando intensivamente a cada paciente, para que seu desenvolvimento de tratamento portanto seja eficaz e com êxito.

Rotina

Desde o despertar, 07h ao encerramento, às 22h, fazem abordagens e analises intensivas com os nossos pacientes em tratamento. Reuniões de grupo operativas, terapias, análises sentimentais, psicoterapia individual, assistência terapêutica e psicológica integral, dinâmicas motivacionais, grupos de apoio, temáticas e filosofias com diversos temas, grupos de auto ajuda. Dar atenção aos defeitos de caráter adquiridos com o uso de drogas e fundamental. À prática da espiritualidade, planos de metas e objetivos, reconstrução do plano de vida, programa de evolução integrada. “Terapias tem os significados de: servir, honrar, assistir, cuidar, tratar”.

“A terapia é isto”: cuidar da existência do que sofre.

MISSÃO

A Clinica de Recuperação Alvorada sempre teve como Missão tratar e recuperar pacientes, em regime de hospedagem, buscando as necessidades individuais de cada paciente, adequando o tratamento sempre que necessário, e o mais importante aumentando as chances de recuperação definitiva e desenvolvendo novos métodos de tratamento.

Diagnostico: 

Ponto inicial e de extrema importância, o diagnostico preciso do paciente, vai direcionar e individualizar o tratamento, triando pacientes que tenham comorbidades  associadas ou não ao uso de substancias psicoativas. O diagnóstico de dependência deve ser feito se três ou mais dos seguintes critérios.

1- Considera mais importante desejo forte ou senso de compulsão para consumir a substância.

2 – Dificuldades em controlar o comportamento de consumir a substância em termos de início, término ou níveis de consumo.

3 – Estado de abstinência fisiológica quando o uso da substância cessou ou foi reduzido, como evidenciado por: Síndrome de abstinência característica para a substância ou o uso da mesma substância (ou de uma intimamente relacionada) com a intenção de aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.

Danos

O abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos em favor do uso da

substância psicoativa. Persistência no uso da substância. Clara evidência de consequências manifestamente nocivas, tais como: dano ao fígado por consumo excessivo de substância, ou comprometimento do funcionamento cognitivo relacionado com a droga. Deve-se procurar determinar se o usuário estava realmente consciente da natureza e extensão do dano.

Etapas

O atendimento a dependentes pode caracterizar duas etapas principais: desintoxicação, objetivando a retirada da substância e, manutenção, objetivando a reorganização da vida do indivíduo sem o uso prejudicial da substância.

Clinica de Recuperação Alvorada… à Preocupação com o Bem Estar do Adicto que Sofre! 

E o Mais Importante! Uma Travessia para Liberdade

O dependente de drogas e/ou álcool se concentra somente em si mesmo. Portanto não vê nenhum propósito na vida, nenhuma razão para viver, a não ser que a substância de escolha esteja presente. Porque ela sim é sua “amiga”, traz força, nada fala mas sempre motiva a continuar vivendo, claro que em um mundo particular, cheio de insanidade.

Sem a Presença dê:

Agora quando a sua “amiga” de todas as horas (álcool e drogas) não está presente, o dependente parece não conseguir nem pensar, tamanho o desespero, a solidão e a insignificância que está sua vida. Está portanto se sentindo no inferno! Além disso não encontra paz ou felicidade em parte alguma…

Negação

O dependente de álcool e/ou drogas se ilude a respeito de sua condição. Nega a

realidade, porque não admite e acha que consegue controlar o uso. Justifica seus comportamentos insanos, negando a realidade e a causa do comportamento. É preciso escolher a mudança e buscar ajuda para efetivá-la. Além disso não resolve olhar o passado para achar um culpado. Deve-se pensar no futuro! Não existem culpados pela situação, existe é responsabilidade para a solução.

Mudando Comportamentos

Estar em recuperação não significa estar apenas abstêmio, porque, sem drogas e/ou álcool. Somado a isso faz-se necessário a mudança de comportamento consigo e com o meio em que vive. Visar só à libertação física (deixar de usar as drogas e/ou álcool) o dependente corre o risco de nas adversidades naturais da vida recorrer à “mesma solução”, que é voltar ao uso.

A RECUPERAÇÃO

Um processo que requer muita paciência e persistência tanto dos familiares como do Dependente Químico. Contudo, com um tratamento adequado é possível estacionar a doença. Eventuais comorbidades e vivenciar a RECUPERAÇÃO com qualidade de vida e desfrutar dos benefícios que ela oferece.

Francisco Gomes Lima Diretor e Fundador da Clinica de Recuperação Alvorada, agora em uma nova Jornada… uma Travessia para Liberdade. (No Ratings Yet)
Loading...
Artigos Relacionados >>